domingo, 2 de setembro de 2018

Cairo - relato de viagem (mochileiro raiz)

EGITO

"Neste relato o viajante fala sobre sua jornada até as pirâmides de Gize e a travessia pelo bairro muçulmano para chegar aos Palácios Saladinos e dá dicas sobre como viajar pelo Egito!"

 (CAIRO - NEGOCIANDO SONHOS)

(Clique na imagem para ser redirecionado para o Relato no meu novo Site):









No aeroporto de Cairo tudo ocorreu muito bem, paguei os 15 dólares e colaram o visto no meu passaporte, tudo muito rápido e sem complicações... Quer dizer, até sair do aeroporto, logo quando pisei em solos egípcios percebi que teria que ter uma ‘paciência de Jó’! No Egito tudo é super barato, isso quer dizer: extremamente barato! Então eles vão lhe oferecer serviços, passeios turístico, hotéis, roupas, frutas a todo instante! Os preços oferecidos vão estar inflacionados, e, mesmo assim você vai achar barato! Se você não se importar com os valores, você vai ter uma vida tranquila... Os europeus não se importam, os americanos não se importam... Mas ‘euzinho’ quero pagar o preço justo, o verdadeiro... Então tenho que perder tempo sempre negociando! E como faço uma viagem independente: sem guias, sem pacotões, sem frescuras, sou perturbado constantemente para forçadamente aceitar os serviços que todos os turistas compram, menos euzinho, rs... Esse é o preço que se paga no Egito pela Liberdade! A falta dela... No aeroporto depois de uma intensa negociação de meia hora consegui um hotel no centro do Cairo por 20 dólares (a Diária) por três noites com café da manhã incluso e um táxi para realizar o transfer até o hotel.
Até de madrugada o trânsito era infernal pelas ruas da capital... O Hotel ainda tem a arquitetura da década de 50, espelhos na parede, carpete em veludado e vermelho, reprodução das pinturas dos deuses egípcios no elevador. Meu quarto parecia um daqueles cabarés antigos, que nunca fui... Uma lâmpada fraca e vermelha, uma cama enorme, carpete velho e queimado por cinzas de cigarro e um grande espelho desbotado na frente da cama... No último andar do hotel tem um mirante extraordinário da cidade do Cairo, de lá vi um pouco distante, sobre um monte todo iluminado, a mesquita da antiga cidadela de Saladino... Logo pensei... “Vou chegar até lá caminhando daqui alguns dias!”
O café da manhã foi meio estranho: ovo cozido, chá, uns bolinhos adocicados... E muita gente tentando me oferecer pacotes turísticos para as pirâmides de Gize... O Egito vivia uma turbulência política. Muitos conflitos, muitas bombas, ataques suicidas e certa intolerância com os gringos! Em 2013 houve um golpe militar, em que o então presidente Mohamed Mursi, foi deposto do poder, assumindo assim o governo Al-Sisi, mas o povo clamava por novas eleições diretas. Toda essa turbulência política afetava o turismo, muitos tinham medo de visitar o Egito naquele momento, então os locais turísticos ficavam um tanto quanto vazios... Eu não queria ser um alvo fácil, um bode expiatório no meio dessa guerra, então coloquei a roupa mais discreta possível para andar pelas ruas de Cairo e passar por desapercebido... E como estava sozinho, me sentia um tanto quanto coagido para tirar fotos da cidade, por onde andasse parar retratar o que estava vendo... Tirar a câmera num país com tensões política por causa da ditadura não era uma boa idéia... Estava com medo, mas tentava andar com naturalidade pela cidade... Quando sai da “jaula turística” comecei a me divertir um pouco com Cairo, ninguém falava inglês, tudo era escrito em Árabe! Tinha que decorar os números em árabe para não ser enganado ao comprar algo... Tive uma idéia... Ler as placas dos carros, até decorar os números... rsrs! As mulheres andavam pelas ruas do Cairo com os cabelos cobertos e com roupas escuras, mas as damas que estavam dentro do carro eram diferentes: com batom vermelho, maquiagem, sobrancelhas definidas, um pouco dos cabelos a mostra... Elas sorriam quando me viam, me mandavam beijos... Diziam: “Salamaleico!” a barba não escondia minha origem latino-americana! Era moda entre as egípcias de poder aquisitivo maior fazer cirurgia plástica para diminuir o tamanho do nariz, enquanto aqui no Brasil se aumenta bunda e peito... Em cada parte do mundo as mulheres querem embelezar a parte do corpo que estão à amostra...

Nenhum comentário:

Postar um comentário